* Jesus está subordinado ao Pai?

Mat. 24:36, Jesus não sabe o dia da Sua volta, só o Pai; João 14:28, “o Pai é maior que Eu”

Estas passagens devem ser entendidas à luz de Filip. 2:5-8: Cristo existia na forma (“morphê”, essência intrínseca) de Deus, mas Se esvaziou de Seus atributos divinos ao tomar a forma (“squema”, aparência exterior) de homem. Usurpação (“harpagmós” no grego) só aparece 1 vez no NT e significa “roubar, tomar à força”; uma possível interpretação seria a de que Jesus não reteve pela força a Sua legítima igualdade com Deus. Quanto às passagens dos Evangelhos, lembremos que Ele era Filho de Deus e Filho do Homem; como tal Ele era subordinado ao Pai como parte do plano da salvação, e sujeito às nossas fraquezas e impossibilidades em Sua missão de tornar-Se um Salvador e Sacerdote plenamente identificado com a natureza humana.

1 Cor. 11:3, “Deus é o cabeça de Cristo”; 1 Cor. 15:24-28, Cristo sujeito ao Pai na restauração final

O contexto de 1 Cor. 11:3 mostra que Deus é o cabeça de Cristo da forma como o homem é o cabeça da mulher. Ora, o homem e a mulher são iguais em natureza e atributos, e a posição de um sobre outro é um arranjo funcional; da mesma maneira a relação entre Cristo e o Pai. Quanto a 1 Cor. 15, este ato não implica que o Filho seja inferior, antes a unidade interna da Divindade em que os atos de um são o cumprimento da vontade de ambos. A restauração de todas as coisas mencionada é a mesma da Nova Terra, onde lemos do governo de Deus e do Cordeiro reinando juntos em um só trono Apoc 21: 3-7 e 22:1-5. Pedro diz que há passagens na Bíblia difíceis de entender que “os ignorantes e instáveis deturpam” para a sua própria destruição 1 Ped. 3:16. Muitos se apegam a estas poucas passagens problemáticas e ignoram as dezenas de outras existentes para negar a divindade de Cristo.


Share/Bookmark

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Devido a recentes mensagens genéricas (spam), teorias da conspiração e ataques gratuitos a pessoas e denominações, os comentários do Portal Escrivão Caminha passam a ser moderados a partir de 23/06/2011.

Este é um espaço para discussão séria e fundamentada sobre o assunto da Trindade e da divindade de Jesus, conforme ensinados na Palavra de Deus e atestados pela História do Cristianismo e do Adventismo em particular.

Comentários são estimulados e bem-vindos desde que 1) promovam um debate sério e civilizado sobre o assunto e 2) tenham relação direta com a postagem em que são inseridos ou a discussão travada entre os comentaristas.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO